Resultados
No âmbito do projeto AQUABREAK algumas considerações especificas foram identificadas como essências para uma implementação bem sucedida da SBN, nomeadamente:
- A estrutura de aquacultura flutuante necessita de ser facilmente adaptável e escalável para diferentes dimensões relativas a necessidades de vulnerabilidade costeira. Este carácter de modularidade deve ser conseguido tanto na direção transversal como paralela à costa.
- Um especto essencial para ir ao encontro da definição SBN é que a característica principal que fornece os serviços esperados (resiliência costeira e sequestro de carbono) seja de origem biológica. Isto implica aproveitar as características naturais dos organismos biológicos e otimizá-las o mais possível no desenho da solução.
- O design da solução AQUABREAK tem de permitir que esta consiga lidar com as condições ambientais às quais estará exposta e, ao mesmo tempo, responder às funções a que se destina. Este aspeto é em grande parte dependente das características das espécies cultivadas, mas também das condições consideradas para o dimensionamento da estrutura de suporte dos organismos.
- O design da solução AQUABREAK necessita de considerar questões práticas relativas à disponibilidade e características das espécies locais. Na fase de implementação necessita também de ter em conta a viabilidade de colheita do material biológico expectável numa fase posterior de exploração do projeto.
